Gabriel Horsth

Gabriel Horsth

coord. de comunicação

Abertura hoje: UFAC recebe a 11ª JITOU

GESTO organiza pela primeira vez na história uma edição do evento no Acre

Data

A 11ª edição das Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (JITOU) inicia hoje na Universidade Federal do Acre (UFAC), promovendo uma imersão única no universo do Teatro do Oprimido. Organizado pelo Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido – GESTO, o evento acontece de 12 a 16 de março e marca a primeira vez que o estado do Acre recebe o evento.

As JITOU  têm sido um farol para nortear saberes e práticas do Teatro do Oprimido desde 2022, quando a primeira edição no Norte, realizada em Marabá, consolidou a base para fortalecer a Rede ‘Norte das Resistências’, reunindo artivistas e pesquisadores de todos os estados amazônicos.

O propósito central das JITOU é disseminar o Teatro do Oprimido no contexto universitário, fomentando encontros e diálogos entre pesquisadores e artivistas para refletir sobre as potenciais contribuições do método na reconstrução do Bem Viver.

O evento traz uma diversidade de temas em destaque, reverberando a versatilidade e amplitude do Teatro do Oprimido. Desde a profunda conexão com a ancestralidade até o compromisso com questões educacionais, de gênero, meio ambiente, política, estética e pedagogia.

A lista de participantes reúne nomes importantes do Teatro do Oprimido. Entre eles, Cachalote Mattos, Claudete Félix, Helen Sarapeck, Licko Turle, Eloanah Gentil e muitos outros oferecem suas valiosas perspectivas e contribuições.

Com uma programação diversificada, as JITOU oferecem oficinas, giras descoloniais, espirais de debates, sessões de comunicações orais, espaço de cuidados e apresentações/vivências artístico-culturais. O evento acontecerá presencialmente em Rio Branco, na UFAC, com a maioria das atividades no formato híbrido, permitindo a participação de interessados de todo o Brasil e do exterior.

As inscrições são gratuitas e estão abertas. Para garantir sua participação, visite a página do evento: https://www.even3.com.br/jitouacre/ 

SERVIÇO:
Data: 12 a 16 de março de 2024
Local: Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco
Formato: Presencial e híbrido

outras
notícias