Vagas abertas para yoga africana com Ana Sou no CTO

As aulas acontecem semanalmente e são ministradas por Ana Sou

Por Gabriel Horsth – Centro de Teatro do Oprimido, Rio de Janeiro
19/01/2023 – 18:00

Às quinta-feiras, 19h, o Centro do Teatro do Oprimido (CTO) traz práticas de yoga africana, Kemetic Yoga, com Ana Sou. As inscrições para os workshops e aulas online e offline estão abertas e devem ser feitas aqui, o custo por aula é R$50,00, com pacotes mensais de R$150,00.

Resgatada das pirâmides do Kemet (Egito) pelos mestres pesquisadores Yirser Ra Hotep e Hasar Hapi, Kemetic, yoga é uma filosofia e uma prática. Enquanto filosofia, é um conjunto de conhecimentos ancestrais de base africana para guiamento sobre como viver nossa rotina em estado de Ma´at: energia da natureza que conduz ao equilíbrio, harmonia trazendo mais saúde ao corpo, mente, emoções e espírito diante dos desafios da vida. A partir desta filosofia, a Kemetic Yoga também é a prática de posturas registradas em pirâmides do Kemet (Egito) que visam aumentar a circulação de energia vital (Sekhem) e trazer maior equilíbrio dos corpos físico, pisco emocional e espiritual. Tem como marcas a Respiração em 4 tempos e Progressão Geométrica dos movimentos 

Yoga é uma prática integrativa complementar de saúde (PICS) reconhecida pelo Ministério da Saúde como cientificamente eficiente na prevenção e cura de diversas patologias: depressão, ansiedade, câncer, dor, etc..

Ana Sou parte da primeira geração de instrutores de Kemetic Yoga certificados no Brasil pela Yoga Skills School of Chicago|USA do Sba Yiser Ra Hotep. Foi instrutora| Sbat da Kasa de Maat. Teve seu primeiro contato com Yoga em 1994 e durante sua formação em Hatha Yoga (base indiana), descobriu e se apaixonou pela Kemetic Yoga (base africana). Pesquisa, pratica e divulga continuamente desde então. Na yoga de base indiana, é certificada em Yin Yang Vinyasa (Edson Ramos) e está em formação em Hatha Yoga (Arte de Viver). Também tem formação em Yoga Massagem Ayurvédica (Pune – Índia); e terapia de respiração Rebirthing (Renascimento).

“Nosso corpo é uma tecnologia ancestral de auto preservação e a Kemetic Yoga é um botão que ajuda a manter a nossa máquina em funcionamento. Poder preservar a saúde com autonomia é poder. A Kemetic Yoga é a revolução que começa por dentro”, diz Ana Sou.

SOBRE O CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO 
Centro de pesquisa e difusão que desenvolve a metodologia do Teatro do Oprimido em Laboratórios e Seminários de Dramaturgia, ambos de caráter permanente, para revisão, experimentação, análise e sistematização de exercícios, jogos e técnicas teatrais. O CTO foi dirigido por Augusto Boal ao longo de seus últimos 23 anos de vida e, hoje, sua equipe dá prosseguimento ao trabalho. A filosofia e as ações da instituição visam à democratização dos meios de produção cultural, como forma de expansão intelectual de seus participantes, além da propagação do Teatro do Oprimido e do Teatro das Oprimidas como meio da ativação e do democrático fortalecimento da cidadania. O CTO implementa projetos que estimulam a participação ativa e protagônica das camadas oprimidas da sociedade, e visam a transformação da realidade a partir do diálogo e de meios estéticos.

SE GOSTOU DO CONTEÚDO, COMPARTILHE!

Teatro das Oprimidas

MULHER NÃO É TAMBOR!

A Rede Ma-g-dalena Internacional de Teatro das Oprimidas em luta pelo fim da violência contra as mulheres em Guiné-Bissau e no mundo.

Leia mais »