Picture of Gabriel Horsth

Gabriel Horsth

coord. de comunicação

Evento reúne lazer e arte marcando o Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua

A 2ª edição do Cultura de Rua acontece na Lapa com Instituto Lar, Cozinha Solidária e Ação Cidadania.

Data

No dia 18 de agosto, sexta-feira, a partir das 10h, o Centro de Teatro do Oprimido e o Instituto Lar apresentam a segunda edição do Cultura de Rua, evento que busca a integração e valorização das pessoas em situação de rua, utilizando da arte e do cuidado para promoção de direitos. A atividade conta com oficinas de turbante, brinco, poesia, trança, massagem e apresentações teatrais. O Cultura de Rua tem parceria com a Cozinha Solidária da Ação Cidadania, Bell Lima, Revista Traços RJ, Masso Fit, Instituto Ayó e Somos Social Movement.

Andando pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro e de outras grandes cidades do país, é possível perceber o aumento da população em situação de rua. As marquises estão cheias de pessoas procurando um espaço para se proteger da chuva, do vento, do sol e de todas as mudanças climáticas que temos enfrentado nos últimos tempos. Segundo os dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, de dezembro de 2021 até maio de 2022 (5 meses), ocorreu um aumento de 16%. De acordo com dados do CadÚnico, o Rio de Janeiro ocupa o amargo segundo lugar no ranking de cidade com maior número de pessoas em situação de rua, ficando atrás apenas da cidade de São Paulo. Ou seja, são necessárias políticas públicas para promoção da vida com dignidade para a população. O Cultura de Rua se propõe a criar diálogos e ações que tragam visibilidade ao tema, enfrentando de forma prática a desigualdade e criando fissuras para uma nova realidade.

Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua

Entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, aconteceu o chamado “Massacre da Sé” na cidade de São Paulo. O episódio ocasionou 7 mortes e deixou mais 6 pessoas feridas, todas se encontravam em situação de rua, com sequelas devido a violência brutal e gratuita que receberam enquanto dormiam no local. Em memória à tragédia tão desumana, o dia 19 de agosto foi intitulado Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, transformando um dia de luto e perda em movimento de ação, luta e conquistas para uma vida digna.

PROGRAMAÇÃO

Abertura + chegança
Banca da Revista Traços
Oficina de turbante
Oficina de brinco
Oficina de técnica de poesia
Oficina de trança
Massagem
Almoço
Apresentação artística do Instituto Lar
Apresentação artística do CTO
Distribuição de lanche

SERVIÇO

Evento: Cultura de Rua
Data: 18 de agosto
Horário: 10h às 16h
Local: Centro de Teatro do Oprimido
Endereço: Av. Mem de Sá, 31 – Lapa, RJ
GRATUITO

outras
notícias