Por Brenda Cristiny – Centro de Teatro do Oprimido, Rio de Janeiro
31/05/2022 – 18:00
No ultimo sábado, 28 de maio, o projeto Teatro das Oprimidas, em parceria com o Museu da Maré, recebeu alunos de licenciatura em teatro do Instituto Federal Fluminense (IFF) do grupo de pesquisa e extensão Teatro do Oprimido em Campos dos Goytacazes (TOCA).

O intercâmbio artístico começou com visita guiada na exposição permanente do Museu “12 tempos”, que apresentou os tempos de construção da Maré, entre eles, os tempos da água, da migração, da casa, da resistência, do trabalho e do cotidiano. Em seguida o grupo teatral MaréMoTO, formado por artistas mareenses, apresentou a peça de Teatro-Fórum “Identidade”, que fala sobre a construção da identidade para além de oposições binárias, onde corpos marginalizados pelo modelo heteronormativo-branco se tornam o centro de sua própria história.
O núcleo Viradouro apresentou a performance “Abordagem” que reafirma o orgulho de ser favelado, questionando os motivos de adolescentes negros serem perseguidos, abordados, enquanto estão apenas se divertindo.
O intercâmbio seguiu com uma formação em Teatro do Oprimido e Teatro das Oprimidas na sede da instituição, na Lapa. As ações do projeto Teatro das Oprimidas do CTO tem patrocínio da Petrobras e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.