Por Brenda Cristiny – Centro de Teatro do Oprimido, Rio de Janeiro
02/08/2022 – 18:00
O coletivo MaréMoTO e o Núcleo Viradouro promovem, através do Centro de Teatro do Oprimido – CTO e o projeto Teatro das Oprimidas, o Papo Legal Corpos Favelados, no Museu da Maré. O evento contará com a presença de jovens artistas das favelas do Viradouro, em Niterói, e do conjunto de favelas da Maré, em um diálogo sobre cultura, favela e diversidade. Quais corpos têm o direito de existir? Quais corpos podem acessar e expressar arte? Quais são suspeitos, quais são alvejados?

O evento conta com a apresentação da performance Abordagem, do Núcleo Viradouro, e apresentação da peça de teatro-fórum Identidade, do coletivo MaréMoTO. Além disso, o Museu da Maré fará visitas guiadas pela sua exposição permanente “Os tempos da Maré”, que conta a história de construção das 16 favelas que compõem o conjunto. O projeto Teatro das Oprimidas apresenta a exposição “Do Teatro do Oprimido ao Teatro das Oprimidas”, que narra a história de construção da metodologia criada por Bárbara Santos. A programação conta também com pinturas da artista Fabíola Martins, intervenção da poeta Rainha do Verso e show de encerramento de Flávio XL, Helen Nzinga e Mano Teko.

As ações acontecem por meio da parceria do CTO com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO PAPO LEGAL
Quando: 13 de agosto
Horário: 17h às 21h
Local: Museu da Maré (Av. Guilherme Maxwel, 26 – Maré, RJ)
17h: Abertura
Vídeos-performances:
LAPArada 2
Da Maré às Águas
Vozes da Favela
Vozes do Viradouro
Exposições fixas:
Do Teatro do Oprimido ao Teatro das Oprimidas
Museu da Maré
17h20: Roda de conversa – Favela e cultura
Convidados: Maria Eduarda, Bruno Santiago e Rejane Barcelos.
18h: Apresentações
Performance Abordagem (Viradouro)
Peça Identidade (MaréMoTO)
19h30: Sarau Artístico
Convidados: Rejane Barcelos, Flávio XL, Helen Nzinga e Mano Teko.
21h: Encerramento