Picture of Gabriel Horsth

Gabriel Horsth

coord. de comunicação

Cor do Brasil recebe Prêmio Heloneida Studart de Cultura

Em 2024, prêmio homenageou 100 iniciativas culturais do Estado do Rio de Janeiro

Data

No dia 29 de outubro, uma terça-feira (8), a Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pela Deputada Estadual Verônica Lima (PT) concedeu a entrega do Diploma Heloneida Studart de Cultura. A cerimônia realizada no Palácio Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro homenageou o Grupo de Teatro do Oprimido Cor do Brasil, entre  as 100 iniciativas culturais do Estado, com o prêmio que leva o nome da escritora, feminista, ex-deputada estadual e defensora da cultura Heloneida Studart. 

Foram agraciados com a honraria artistas, coletivos e instituições de diversas áreas como artes cênicas e visuais, audiovisual, culturas populares, literatura e música. Para representar Cor do Brasil, os integrantes Alessandro Conceição, Cachalote Mattos e Edson Ramos estiveram na cerimônia e registraram o momento da entrega.

Sobre Cor do Brasil 

Cor do Brasil é um coletivo que reúne artistas-ativistas afrodescendentes – das artes cênicas (teatro e dança), das artes visuais (cinema e fotografia), das artes plásticas (cenografia e pintura), da música (erudita e popular), da literatura e da pesquisa acadêmica – interessados em aprofundar e ampliar a discussão pública sobre o racismo através da Arte. Fundado em 2010, o coletivo investe sua diversidade e cabedal criativo e intelectual em diversas produções artísticas. O coletivo produziu três espetáculos teatrais: Cor do Brasil (que deu origem ao grupo), Saco Preto e Suspeito.Som e Ritmo são a base “textual”, e os corpos falam através de movimentos coreografados de acordo com o tema a ser abordado. A musicalidade se associa à linguagem não verbal para uma comunicação imagética potente e criativa. A carreira internacional de Cor do Brasil inclui participação em importantes eventos como o VI ELTO 2023 (Encontro Latino Americano de Teatro do Oprimido, em Atlilixco, México);  Simpósio de Teatro do Oprimido 2023,   Austin, Texas (EUA); 5º Congresso Latino Americano de Cultura Viva Comunitária, Peru;  III Festival de Artes Negras, em Dakar (Senegal, 2010), e o IV ELTO – Encontro Latino-Americano de Teatro do Oprimido, em Matagalpa (Nicarágua, 2016). Cor do Brasil é um coletivo artístico-ativista do Centro de Teatro do Oprimido – CTO e do Coletivo Madalena-Anastácia, composto por mulheres negras. O coletivo tem na Estética do Oprimido, de Augusto Boal, sua principal inspiração para as produções estéticas.

Diploma Heloneida Studart

Criado em 2009, o diploma carrega o nome de Heloneida Studart. Eleita parlamentar seis vezes, a escritora se destacou por sua atuação feminista. Participou do “lobby do batom”, para a inclusão dos direitos trabalhistas da mulher, incluindo os 120 dias de licença-maternidade. A jornalista foi perseguida na Ditadura Militar, onde se colocou bravamente contra o regime da época. Heloneida foi uma importante defensora dos direitos humanos. Antes de falecer, em 2007, ela foi nomeada diretora do Centro Cultural da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico.

outras
notícias