Gabriel Horsth

Gabriel Horsth

coord. de comunicação

Peça “Gêneres” do CTO faz apresentação na CAL

A peça “Gêneres” debate como a utilização de um conceito de gênero binário pode afetar a sociedade e promover intolerância e violência.

Data

Por Brenda Cristiny – Centro de Teatro do Oprimido, Rio de Janeiro
03/06/2022 – 18:00

O elenco Centro de Teatro do Oprimido através do projeto Teatro das Oprimidas apresentou a peça de Teatro-Fórum “Gêneres”, com direção de Bárbara Santos, no Instituto CAL de Arte e Cultura, na Glória.

A peça de Teatro-Fórum debate como a persistência na utilização de um conceito de gênero com estrutura binária pode afetar avanços sociais e promover a intolerância e a violência na convivência cotidiana. Como aprendemos a desempenhar papéis sociais a partir desse conceito de gênero? Quais mecanismos de “convencimento” ou de coerção são utilizados nos espaços sociais (família, escola, religião, etc.) para colocar cada pessoa em uma das duas caixinhas disponíveis: ele ou ela, azul ou rosa? Como mulheres aprendem a “ser mulheres”? Como homens aprendem a “ser homens”? Como eles aprendem que a linguagem da violência lhes é permitida? Gêneres é uma produção de Teatro-Fórum baseada em Estéticas Feministas com o objetivo de revelar processos sociais por meios estéticos e de propor o diálogo interativo entre palco e plateia para buscar meios concretos para transformar a realidade.

A peça com direção de Bárbara Santos é fruto do laboratório CriaDasOprimidas, um espaço de criação artística que visa garantir a efetividade do processo estético, a excelência dos produtos artísticos e a coadunação de ambos como estratégia de formação das mais de 30 artistas que compõem a equipe do projeto Teatro das Oprimidas. O elenco é formado por Monique Rodrigues, Cachalote Mattos, Ketty Aire, Nlaisa Luciano Gaspar Mesquita, Fernanda Dias, Marcelo Vitor, Manu Marinho, Emanuelle Rosa, Raquel Dias, Maiara Mendonça, Gabriel Horsth, Eloana Gentil, Vivian Condori, Claudia Simone, Alessandro Conceição, Dominique Di Calafrio, Claudia Natalia Giraldo González.

Foto: Pablo Henriques

outras
notícias