Picture of Gabriel Horsth

Gabriel Horsth

coord. de comunicação

Arte é direito humano: Centro de Teatro do Oprimido celebra os Direitos Humanos

Liberdade em cena: celebrando os Direitos Humanos através do teatro

Data

No Rio de Janeiro, o Centro de Teatro do Oprimido (CTO) destaca o teatro como uma poderosa ferramenta de luta e expressão artística. Em consonância com a adoção e proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III), o CTO apresenta uma programação especial dedicada ao tema dos direitos humanos, no dia 08 de dezembro, sexta-feira, em sua sede, localizada na Av. Mem de Sá, 31 – Lapa.

Nesta edição única, a diversificada programação inclui vídeos da série “Vozes da Favela”, uma impactante apresentação do Coletivo MaréMoTO, a criativa performance da COART, a Ocupação Cultural Artística do Viradouro e uma inspiradora exposição em formato de varal estético, narrando a árdua luta de diversos coletivos por direitos e cidadania.

Os vídeos da série “Vozes da Favela” oferecem narrativas autênticas construídas durante o contexto pandêmico, proporcionando um olhar íntimo sobre as vidas daqueles que constroem a favela em seu cotidiano, produzidos como parte do projeto “Teatro das Oprimidas”.

O Coletivo MaréMoTO, composto por jovens do conjunto de favelas da Maré, apresentará a performance “Eu Existo”, que destaca as narrativas de resistência e luta das pessoas LGBTQIAPN+ dentro das favelas.

A turma de Teatro do Oprimido da COART compartilhará os resultados de sua investigação em um processo criativo, conduzido pelas curingas Maiara Carvalho e Manu Marinho.

A Ocupação Cultural Artística do Viradouro, formada por mulheres negras do Complexo do Viradouro, apresentará a potente performance “180 Neles!”, abordando a temática da violência contra a mulher e apresentando alternativas para superar o machismo nas famílias.

Para encerrar com vigor e otimismo, um varal estético será o ponto focal, analisando a luta e resistência de diversos coletivos e ações que priorizam os direitos humanos e a vida. Aqui, a arte é mais do que uma expressão artística; é um veículo para promover um futuro diverso e inclusivo.

SERVIÇO
Data: 08 de dezembro
Horário: 14h às 17h
Local: Centro de Teatro do Oprimido
Endereço: Av. Mem de Sá, 31 – Lapa, RJ

PROGRAMAÇÃO
Abertura Vozes da Favela
Apresentação MaréMoTO
Apresentação COARTE
Apresentação OCA
Varal Estético: A Luta Continua!

outras
notícias