combatendo o patriarcado

Teatro das Oprimidas

O projeto Teatro das Oprimidas tem como objetivo geral fortalecer os Grupos Teatrais Populares de TO (Teatro do Oprimido e Teatro das Oprimidas), ampliando seus raios de atuação, realizando oficinas teatrais para estimular multiplicadoras e cenas que mobilizem alternativas transformadoras para a juventude, em espaços populares e institucionais, com a metodologia da Estética, do Teatro do Oprimido e do Teatro das Oprimidas.

 

O projeto teve patrocínio da Petrobras e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Resultados

Consulte os resultados do último Boletim Informativo do projeto

Avaliação

Fique por dentro dos desdobramentos avaliativos do Núcleo Viradouro

Criado na pandemia

Assista ao vídeo performance "Vozes da Favela" de Juciene Oliveira

Comunicação

Confira o último relatório de comunicação

Festa de encerramento

Explore tudo que rolou no Festival Teatro das Oprimidas

Compromisso

“O Teatro das Oprimidas é resultado da necessidade de desenvolver produções teatrais, nas quais as mulheres não sejam culpabilizadas pelas violências machistas que enfrentam, e de ampliar a participação de artistas-ativistas como facilitadoras desses processos de produção e do diálogo com o público nas sessões de Teatro Fórum, uma das técnicas mais praticadas do Teatro do Oprimido, método criado por Augusto Boal. Por um lado, o Teatro das Oprimidas aprofunda a perspectiva subjetiva do problema para explicitar a complexidade das personagens e, por outro lado, prioriza a inclusão da estrutura social na encenação, a fim de revelar os mecanismos de opressão que sustentam o sistema patriarcal.”

- Bárbara Santos, criadora da metodologia e coordenadora artística do projeto

O processo artístico do projeto culminou em um documentário que oferece uma perspectiva abrangente sobre o desenvolvimento prático da metodologia.

galeria

PUBLICAÇÕES

Coordenação artística

Julho Negra

Assista ao vídeo performance feminista "Xô Encosto!" realizado pela mulheres da Ocupação Cultural e Artística do Viradouro e do Coletivo Madalena Anastácia

Junho do Orgulho

Assista ao vídeo performance "Orgulho LGBTQIA+" realizado por integrantes do LAB e pessoas LGBTQIA+ do projeto