![Teatro do Oprimido-AQ5B6179 Teatro do Oprimido-AQ5B6179](https://www.ctorio.org.br/home/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Teatro-do-Oprimido-AQ5B6179-scaled-qlwlj4t8mjhtnpktt0io400guniuavx6zt427s0jsw.jpg)
CIA CTO
Espetáculo "Gêneres"
Construindo alternativas para um novo mundo
![Teatro do Oprimido-AQ5B6533 (1) Teatro do Oprimido-AQ5B6533 (1)](https://www.ctorio.org.br/home/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Teatro-do-Oprimido-AQ5B6533-1-scaled-qlwliqpmqqyygu04se2otgxfnli1e9247onnntu3dg.jpg)
A parceria com os grupos teatrais, além de intensificar o aprofundamento e desenvolvimento da metodologia, constrói lugares de protagonismo e autonomia que gera diversas possibilidades dos próprios grupos se manterem de forma sustentável e contínua. Essa formação construiu uma rede de apoio coletiva, onde grupos e coletivos de Teatro do Oprimido e Teatro das Oprimidas atuam como eixos centrais para transformação de seus territórios.
![Cópia de _DSC0530 Cópia de _DSC0530](https://www.ctorio.org.br/home/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Copia-de-_DSC0530-qlre8x6pzlwahw835oi325rv3fllnobqdqz3dgwqcc.jpg)
Coletividade = transformação
Em 39 anos, foram mais de 70 grupos teatrais criados
Os grupos comunitários foram a base do Mandato Político Teatral do Vereador Augusto Boal, sendo o alicerce do projeto Teatro Legislativo. De 1993 a 1996, foram criados mais 50 grupos comunitários de Teatro do Oprimido na cidade do Rio de Janeiro, destes 19 tornaram-se estáveis, tendo durabilidade média de dois anos. Com o final do Mandato, não foi possível garantir o acompanhamento sistemático dos curingas aos grupos, por falta de recursos financeiros para o desenvolvimento das atividades. Ao longo de 1997, esses grupos foram se extinguindo e a equipe de curingas do Centro de Teatro do Oprimido compreendeu que não bastava apenas organizar grupos comunitários, era também fundamental capacitar curingas comunitários que garantissem a autonomia e a continuidade destes coletivos.
![IMG_0191 IMG_0191](https://www.ctorio.org.br/home/wp-content/uploads/elementor/thumbs/IMG_0191-scaled-qg531apg3q92bxegjukta7este7dz2oaffhp1evoyc.jpg)
![fotografo_luis_gomes_MG_08752 (1) fotografo_luis_gomes_MG_08752 (1)](https://www.ctorio.org.br/home/wp-content/uploads/elementor/thumbs/fotografo_luis_gomes_MG_08752-1-scaled-ql9ac0qch54zctim5se8jck55cko797sz04ehodzpw.jpg)
![Cor do Brasil – Suspeito (Isaiah Baiseri) (10) (1) Cor do Brasil - Suspeito (Isaiah Baiseri) (10) (1)](https://www.ctorio.org.br/home/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Cor-do-Brasil-Suspeito-Isaiah-Baiseri-10-1-qlwm3hz8v65tx4ey9br6973nc49ztn2z8jzv13p0dg.jpg)
Desde 2010
Cor do Brasil
![_MG_0074 (1) _MG_0074 (1)](https://www.ctorio.org.br/home/wp-content/uploads/elementor/thumbs/MG_0074-1-qlwm7iqe3nnzl2kos2bpx6kmtggir11n4ggmxpqdr8.jpg)
Desde 2012
Madalena Anastácia
![Brazil Thursday, June 23, 2022. (AP Photo/Silvia Izquierdo)](https://www.ctorio.org.br/home/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Txt5.3.1-Laparada-foto007-qlwmbwn9zto5rk7b5yl1k2q2m6u6o6gjq627k788pw.jpg)
Desde 2017
LAB
![160 ensaio(1) (2) 160 ensaio(1) (2)](https://www.ctorio.org.br/home/wp-content/uploads/elementor/thumbs/160-ensaio1-2-qlwmjanlpxsb17gx0nkgnpliq8f26isl2qomdi9tt0.jpg)
Desde 1997
Pirei na Cenna
![fotografo_luis_gomes_MG_033922 (2) fotografo_luis_gomes_MG_033922 (2)](https://www.ctorio.org.br/home/wp-content/uploads/elementor/thumbs/fotografo_luis_gomes_MG_033922-2-qlwmq3zh9p457fkk83m38hotrstuziuj0gycmq62p0.jpg)
Desde 2014
MaréMoTO
![_DSC0169 _DSC0169](https://www.ctorio.org.br/home/wp-content/uploads/elementor/thumbs/DSC0169-qlwmy4jxju367pxef2cjzyvc53bjmlo4g58eyoa7ms.jpg)
Desde 2019
Magdas Migram
![Núcleo Marincanto com peça Até Quando_ – Foto_ Luis Gomes (2) (1) Núcleo Marincanto com peça Até Quando_ - Foto_ Luis Gomes (2) (1)](https://www.ctorio.org.br/home/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Nucleo-Marincanto-com-peca-Ate-Quando_-Foto_-Luis-Gomes-2-1-qlwntbt2eustlqlt81vq9lf60jj64wjd2ktngc0r38.jpg)
Desde 2021
Marincanto
A história de uma rede de atuação estratégica
A partir de 1998, com o apoio da Fundação FORD, os curingas do Centro de Teatro do Oprimido realizaram oficinas demonstrativas em dezenas de comunidades, a fim de identificarem locais onde havia interesse e condições para o estabelecimento de um grupo teatral. Novos grupos surgiram, trazendo duas novidades: capacitação de curingas comunitários e elaboração de projetos de sustentabilidade.
Através dos grupos teatrais, integrantes de comunidades populares ou de grupos temáticos colocam seus problemas cotidianos em discussão pública, produzindo performances, cenas, espetáculos de Teatro-Fórum e promovendo Sessões de Teatro Legislativo, buscando alternativas para esses problemas. Com as experiências dos grupos teatrais e o estímulo à formação de novos curingas comunitários, começamos a intensificar o processo de difusão da metodologia e a desenvolver junto aos grupos já existentes a pesquisa da Estética do Oprimido.